Uma Breve História do Budismo – Parte 7

 

O Budismo no Japão II

 

O povo desse país que, por muito tempo esteve mergulhado na ignorância, agora banhado pela corrente de uma grande cultura e civilização, desenvolveu-se de repente, tal foi a reviravolta da boa fortuna que favoreceu o povo japonês nestes séculos. E o principal fator, responsável pelo surgimento desta cultura, outro não foi senão o Budismo.

Consequentemente, os templos budistas da época tornaram-se centros de brilhantes culturas e os monges foram os líderes deste novo saber. Aí se desenvolveu uma grande cultura, mais propriamente que uma religião. Este era o estado em que se encontrava o Budismo, nos primórdios de sua introdução no Japão.

No século IX, dois grandes mestres, Saicho (Dengyo Daishi, 767 – 822) e Kukai (Kobo Daishi, 774 – 835), entraram em cena e fundaram duas escolas budistas que, juntas, são conhecidas como o Budismo Heian. Com isso se estabeleceu definitivamente o Budismo japonês. Eles adotaram o Budismo em seu estado e práticas originais e fundaram mosteiros no Monte Hiei e no Monte Koya, respectivamente. Durante três séculos depois de sua fundação até a era Kamakura, estas duas denominações esotéricas – Tendai e Shingon – prosperaram principalmente entre os aristocratas e nas cortes imperiais.

O segundo foco deve ser situado no Budismo dos séculos XII e XIII. Nesta época, o Japão produziu grandes e ilustres mestres, como Honen (1.133 – 1.212 a.D.), Shinran (1.173 – 1.262 a.D.), Dogen (1.200 – 1.253 a.D.), Nichiren (1.222 – 1. 282 a.D.) e outros mais.

Mesmo hoje, quando se fala do Budismo japonês, são imprescindíveis que se mencionem os nomes destes grandes mestres. Por que somente estes séculos em questão produziram tão notáveis instrutores? Foi pelo fato de terem enfrentado um problema comum. E qual foi este problema comum? Este problema surgiu, talvez, porque o Budismo tenha sido aceito na maneira japonesa de pensar. Isto nos leva à indagação “Por quê? Não era certo que o Budismo foi aqui introduzido muito tempo antes desta época?” Assim é historicamente. Mas também é verdade que foram necessários vários séculos para que o povo japonês pudesse sistematizar e remodelar esta religião importada e fazê-la completamente sua.

 

Texto elaborado pela equipe da coluna de História e Sociedade.

 

*Direitos Autorais: BUKKIO DENDO KYOKAI; A DOUTRINA DE BUDA – 17ª EDIÇÃO – SÃO PAULO, SP; 2014.

Pin It on Pinterest

Share This