É com muito pesar, que comunicamos o falecimento do Reverendo Ricardo Mario Gonçalves ocorrido na data de hoje em decorrência de complicações do infarto e da Covid. O Reverendo foi um dos maiores estudiosos do Budismo no Brasil.
Missionário da Ordem Otani de Budismo Shin, o Reverendo foi escritor, docente de História da USP, Doutor em História Medieval, Pesquisador do Instituto Budista de Estudos Missionários e Membro da International Association of Shin Buddhist Studies.
Reverendo Ricardo Mário se definia como um estudioso da religião a professar o Budismo, dedicou-se à docência e à pesquisa no campo da História das Religiões (Budismo Japonês) e teve a vida marcada por um caminho de busca espiritual por meio de várias escolas budistas: Theravada, Soto Zen, Shingon e, por fim, o Budismo Shin.
Fascinado pela cultura nipônica desde a infância, aproximou-se do budismo japonês e devotou sua vida ao estudo da religião, a difundir o Budismo e a trilhar o Caminho. Um grande homem, que buscou de todos os modos viver e propagar o Dharma; refugiou-se ao longo de sua vida em Buddha, no Dharma e na Sangha, um exemplo a ser seguido, uma falta a ser sentida.