Antes de serem transmitidas para o Japão, as duas maiores escolas dominantes do Ch’ʹan, na China, eram a que traçou sua linhagem a partir do sexto Patriarca até Lin‑chi e a que traçou sua linhagem revendo Ts’ʹao‑shan Pen-chi (em japonês: Sozan Honjaku, 840‑901) e Tung‑shan Lian‑chieh (em japonês: Tozan Ryokai, 807‑869), então conhecida como Escola de Ts’ʹao‑tung, na China. No Japão, essas duas escolas ficaram conhecidas como Rinzai e Soto, respectivamente. A Rinzai foi introduzida, primeiramente, no Japão, por Eisai (1141‑1215), e a Soto, por Eihei Dogen Kigen, de quem já falamos.
Em 1184, Eisai construiu o primeiro tempo do Zen no Japão. Chama‑se Shofuku‑ji e até hoje existe. Mais tarde, mudou-se para a capital Imperial, Kyoto, onde a Escola Rinzai tomou‑se firmemente estabelecida.
Entre os séculos XII e XIV, o Rinzai Zen passou a ser muito popular na classe dos samurais que dominava o Japão. Os samurais valorizaram a imediata praticabilidade do treinamento, que era adaptado para satisfazer as necessidades urgentes daqueles anos de turbulência. A coragem e a determinação dos guerreiros fizeram deles discípulos particularmente fortes.
Abriram‑se templos do Rinzai em Kamakura, a capital militar, e o sistema nativo do “ʺGuerreiro Zen”ʺ, com seu koan próprio, começou a se expandir. Nesse meio tempo, o Soto Zen desenvolveu‑se independentemente da agitação política da capital.
Dogen nasceu em 1200. Seu pai morreu quando ele tinha dois anos, e sua mãe faleceu cinco anos depois. Com a idade de treze anos foi viver com um tio, um devoto do Budismo. A perda de seus pais e o incentivo de seu tio confirmaram a decisão do Dogen de tornar-se monge. Alguns anos mais tarde, foi para o mosteiro de Kenninjo, fundado por Eisai, e estudou com o sucessor do Dharma de Eisai, Myozen. Durante o tempo que ficou em Kenninjo, o Dogen completou seu treinamento na tradição Rinzai e recebeu o “ʺInka”ʺ, o selo de mestre. Apesar disso, não tinha resolvido satisfatoriamente seu dilema básico quanto ao significado da vida. Suas dúvidas levaram‑no a empreender uma viagem arriscada, para a China, em 1223. Uma vez lá, estudou com o Mestre Ju‑ching (1163‑1228) no mosteiro de T’ʹien‑T’ʹung. Tudo leva a crer que o treinamento foi duro e, no início, não teve uma vida fácil.
Texto de Givanildo san. Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.