Nota de Falecimento do Mestre Zen Junyu Kuroda Daioshô

 

É com grande pesar que comunicamos a entrada em paranirvana do monge Junyu Kuroda Daioshô, um grande mestre Zen, abade do mosteiros Kirigayaji, em Tóquio, e Fujidera, em Gotemba. O monge faleceu na data de hoje – 09/11 –  às 19h, no horário de Tóquio, às 7h da manhã, aqui no Brasil; estava com 81 anos de idade.

O mestre foi um dos mais prestigiados professores da ordem Soto Zen.  Ele formou-se na Universidade Budista de Komazawa, em 1963, e recebeu Shiho (Shiho quer dizer Transmissão, é uma ordenação especial que faz o sucessor) em 1968. Além do treinamento tradicional no Mosteiro Sede de Sojiji, ele também teve treinamento especial para se formar mestre Zen em 1970. Desde então ele orientava comunidades e formava discípulos no Japão e ao redor do mundo, além de ter atuado como ligação entre a ordem Soto e outras tradição religiosas.

Em 1973, Kuroda Daioshô iniciou uma série de viagens aos Estados Unidos onde auxilia seu irmão a difundir os ensinamentos e a prática Zen Budista, e em 2012 recebeu título de Daikyoshi, uma graduação obtida por poucos mestres, Daikyoshi significa “Grande Professor de Dharma”.

Junyu Kuroda Daioshô dedicou sua vida à prática, cuidou de seus templos, de seus alunos ao redor do mundo, deu palestras, liderou retiros, participou das decisões que moldaram a ordem Soto Zen. Foi um grande estimulador do Budismo na América do Norte, na América do Sul e Europa. Dedicamos aqui nossa imensa gratidão.

Que ele possa descansar em paz.

Pin It on Pinterest

Share This