Nesta semana foi lançada pela editora Daissen Ji a continuação do livro Pico da Montanha.
Além do Pico da Montanha, Ido chega à outra margem é lançado em edição comemorativa aos 20 anos da Comunidade Daissen, em capa dura, com ilustrações belíssimas e aprofunda a temática da prática zen.
Livro escrito por monge Genshô Daioshô é leitura indispensável para praticantes zen-budistas.
“Dentre as novas lideranças do Zen budismo em solo brasileiro, não posso deixar de destacar o nome do venerável Genshō Sensei. Venho acompanhando seu sério e incansável trabalho de divulgar os ensinamentos do Zen budismo, que agora se manifesta na publicação de um novo livro.
Em forma de diálogo entre um aluno e seu professor, a escolha do tema deste livro, que tem como base a famosa alegoria clássica do Zen chinês dos “dez quadros do pastoreio do touro”, foi muito feliz. Essa história, cuja origem remonta à dinastia Sung, foi elaborada pelo famoso mestre Rinzai Kakuan Shien do século XII. Ela ilustra bem todas as fases da jornada espiritual de um Buddha, ou seja, a nossa própria jornada. De uma forma simbólica, podemos representar assim este caminho de volta à nossa natureza original, ao qual precisamos nos manter sinceros, uma vez que as distrações e os desvios são muitos. Somente com perseverança e coragem, permaneceremos firmes no propósito de nossa jornada, seguindo os passos dos antigos mestres do Dharma.
Como já dizia o grande mestre zen Eihei Dogen no seu clássico texto Eihei Hotsuganmon: “Buddhas e ancestrais de antigamente eram assim como nós, assim como nós um dia seremos como os Buddhas e ancestrais de antigamente”. Monge Zengetsu Enjo.
A editora Daissen também nos apresenta, maravilhosamente, o livro O Sutra do Diamante comentado por Monge Genshô, também em comemoração aos 20 anos da Comunidade.
O Sutra do Diamante é um dos mais importantes para a tradição zen e, nas páginas do livro, seus ensinamentos são comentados e explicados por nosso Mestre.
“Os ensinamentos Prajnaparamita, dos quais faz parte o Sutra do Diamante, começaram a migrar da Índia para a China por volta do século I. São ensinamentos extremamente profundos, sendo traduzidos frequentemente como “sabedoria da outra margem”. Essa outra margem é a margem do despertar, uma forma de compreender o mundo revelada pelo Buddha que supera todas as ilusões. Esses ensinamentos são por muitas vezes desconcertantes, como é o Sutra do Diamante, que nega repetidamente nossas ilusões mais comuns, e até mesmo a veracidade última da maioria dos ensinamentos budistas. Uma primeira leitura do sutra pode ser muito obtusa e até incompreensível, e por isso os comentários de Monge Genshō – meu mestre de transmissão, um professor qualificado, com décadas de prática no caminho budista e formação internacional completa dentro da escola Soto Zen – são fundamentais para começarmos a compreender a profundidade desses ensinamentos.” Jōken Sensei
As publicações já estão disponíveis no site da loja Daissen. Clique AQUI e acesse.