O Venerável Kenpo Kunsang Choepel, da escola Sakya, do Monastério Internacional Buddhist Academy – IBA, Katmandu, Nepal, é um amante dos animais e usa o budismo a serviço do melhor amigo do homem.
Todos os dias, ele vai até os cachorros de rua, da cidade de Katmandu, no Nepal, levando comida e medicamentos.
Sua dedicação aos animais, em suas postagens nas redes sociais, nos chamou a atenção. Então entramos em contato e pedimos para o venerável nos falar um pouquinho sobre a sua dedicação aos cães vadios de Katmandu, Nepal.
Desde 2008 alimento voluntariamente os meus cães do mosteiro, porque adoro cães, vi de fora os sofrimentos dos cães. Então eu abri uma organização para ajudar cães vadios.
Quatro anos atrás, nosso objetivo real ainda não foi alcançado. Mas durante quatro anos estamos alimentando e medicando. É útil, mas eles ainda estão nas ruas. Então eu continuo trabalhando até que eu possa trazê-los para um lugar bonito.
Através da ajuda de cães, posso acumular muitos méritos, todos esses méritos eu dedico para o bem dos seres sofredores e especialmente dedicado para cães vadios se libertarem de poeira, fome, sede e assim por diante.
Nós nos registramos no governo do Nepal. Então, temos permissão para fazer e receber doações. Todos os anos recebemos doações suficientes.
O Projeto
Através da motivação altruísta, abrimos a sociedade de cães vadios de libertação, Nepal. Nosso objetivo é mover todos os cães errantes da cidade empoeirada para uma montanha.
Existem aproximadamente 1500 cães vadios em Katmandu, por isso pedimos a todos os irmãos e irmãs que nos ajudem a ajudar os cães de rua. Antes de levarmos cães vadios para a montanha, precisamos construir uma pousada para as fontes de dinheiro. Então vamos construir uma casinha de cachorro.
Temos um forte desejo de alcançar nosso objetivo. Nosso verdadeiro objetivo é que todos os cães vadios tenham um belo lugar para se abrigarem.
Somos mensageiros para trabalhar entre cães e pessoas que amam cães. Por isso estamos aqui voluntariamente para ajudar os cães de rua.
Nossa organização faz parte das atividades do governo do Nepal. Portanto, temos a permissão de trabalhar com cães vadios e temos todos os documentos, certificado do governo do Nepal.
Nós nos registramos no governo do Nepal. Então temos permissão para fazer e receber doações.
“Quando você se dedica, você deve ter alguns méritos. Mesmo que não tenha méritos, você pode fazer orações. Essa é a diferença entre a dedicação e a oração”.
Ven. Korchak Khenpo Kunsang Choephel, Monastério Internacional Buddhist Academy – IBA, Katmandu, Nepal Membro da organização liberation stray dogs society, Nepal.
Texto e Tradução de Elaine Kôhô光法. Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.