- O Budismo no Japão III
Em síntese, foi a partir dos séculos VII e VIII que se iniciaram os movimentos para a aceitação do Budismo, e como consequência desses esforços e pela influência dos mestres dos séculos XII e XIII, a aceitação do Budismo se completou.
Depois disso, o Budismo japonês, firmado sobre o alicerce construído por aqueles ilustres mestres, mantém suas glórias até os dias atuais.
Desde a época em que apareceram aqueles notáveis instrutores, a história do Budismo japonês não mais conheceu mestres da têmpera daqueles já mencionados. Entretanto, há um fato que atrai a nossa atenção e que é o fruto da pesquisa sobre o Budismo original feita nos tempos modernos.
Desde a época de sua aceitação, o Budismo japonês foi, de modo geral, o Budismo Mahayana influenciado pelo Budismo chinês. Especialmente, depois do aparecimento dos grandes mestres nos séculos XII e XIII, a doutrina Mahayana formou a principal corrente, tendo os fundadores de seitas como seu centro difusor, assim continuando até hoje.
Na história do Budismo japonês, o estudo de sua versão original começou, aproximadamente, depois da Era Meiji. A figura do Buda Gautama reapareceu brilhantemente diante daqueles que se esqueciam do fato de que houve um fundador do Budismo, ao lado dos fundadores de escola. E isso se tornou claro para aqueles que nunca deram atenção à nada, a não ser à doutrina Mahayana, esquecendo-se de que havia também um credo na esfera de saber escolástico, ainda não sendo fortes o bastante para despertar um entusiasmo religioso.
Mas o conhecimento do povo japonês em relação ao Budismo parece, finalmente, estar atingindo uma grande reviravolta. É intenção do autor deste artigo considerar esta fase como a última dos três focos acima referidos.
Texto produzido pela equipe da coluna de História e Sociedade.
*Direitos Autorais: BUKKIO DENDO KYOKAI; A DOUTRINA DE BUDA – 17ª EDIÇÃO – SÃO PAULO, SP; 2014.