- O Budismo no Japão I
A história do Budismo no Japão teve início no século VI. A introdução do Budismo naquele país verificou-se, pela primeira vez, em 538 a.D., quando o Rei de Pochi (ou Kudara, Coréia) enviou um embaixador para apresentar uma imagem budista e um rolo de sutras à Corte do Imperados Kinmei. A história religiosa do Japão tem, portanto, mais de 1.400 anos.
Nesta longa história, o Budismo japonês se prende a três focos. O primeiro deles deve ser situado no Budismo dos séculos VII e VIII. Para se atestar essa afirmativa, deve-se fazer referências à construção, que se realizava nesta época, de vários templos como o Templo Horyuji (607 a.D.) e o Tempo Todaiji (752 a.D.). Fazendo-se um retrospecto desta época, depara-se com um fato que não deve ser omitido, isto é, o fato de que a maré da cultura surgiu inusitadamente por meio de toda a Ásia.
Durante este período, enquanto a civilização ocidental estava mergulhada em profunda escuridão, a oriental desenvolvia um movimento surpreendentemente ativo e magnífico, na China, na Ásia Central, na Índia e nos países dos Mares do Sul, as atividades nos campos intelectual, religioso e no das artes desenvolviam-se vigorosamente. Unindo-se a estes movimentos, o budismo banhava o mundo oriental com sua vasta corrente de humanismo.
O novo movimento da cultura japonesa, testemunhado pela construção do brilhante Horyuji e do magnífico Todaiji e pelas atividades religiosas e artísticas que surgiram com estes eventos, é notável por mostrar, no extremo oriente, a brisa da maré cultural que cobria vastas áreas da Ásia.
Texto elaborado pela equipe da coluna História e Sociedade.
*Direitos Autorais: BUKKIO DENDO KYOKAI; A DOUTRINA DE BUDA – 17ª EDIÇÃO – SÃO PAULO, SP; 2014.