Uma Breve História do Budismo – Parte 5

 

  1. O Budismo na China – Parte III

 

A escola Tendai, aperfeiçoada por Tendai Daishi Chih-i (538 – 597 a.D.), seu terceiro patriarca, alcançou a sua plenitude, na China, na última metade do século VI. Tendai Daishi foi um dos mais ilustres vultos do pensamento budista, e sua classificação crítica da Doutrina de Buda em Cinco Períodos e Oito Doutrinas exerceu, durante muito tempo, grande influência sobre o budismo da China e do Japão.

Um meticuloso exame mostrará que, na China, os vários sutras foram trazidos sem a preocupação cronológica de sua origem, e foram traduzidos à medida que chegavam. Diante da grande numerosidade desses sutras, tornou-se problemático saber a sua origem e avaliação. Consequentemente foi necessário considerar o budismo como um todo e mostrar como alguém deveria portar-se de acordo com sua própria compreensão desta doutrina. Quanto à avaliação dos sutras, deve-se levar em conta, antes de tudo, a tendência do pensamento chinês. A avaliação feita por Chih-i foi, acima de tudo, a mais sistemática e a mais persuasiva. Mas moderadamente, com o desenvolvimento do trabalho de pesquisa sobre o budismo, mesmo esta dominante influência parece ter chegado ao fim.

Na história do budismo chinês, a escola Zen foi “a que chegou por último”. Seu fundador foi Sramana, monge de um país estrangeiro, chamado Bodhidharma (523 – 528a.D.); mas as sementes por ele lançadas floresceram gloriosamente, apenas depois da época de Hui-nêng (638 – 713a.D.), o sexto patriarca desta escola. Depois do século VIII, a Seita na China teve uma série de talentosos mestres, que fizeram o Zen prosperarem durante vários séculos.

O Budismo na China apresentava um novo modo de pensar, que estava profundamente arraigado na natureza de seu povo. Outro não era senão o budismo matizado com o modo de pensar chinês. A doutrina do Buda Gautama, agora acrescida com esta nova corrente, adquiriu mais vigor, tornou-se impetuosa como um grande rio e chegou a enriquecer os países no oriente.

 

Texto elaborado pela equipe da coluna História e Sociedade.

 

Referências:

*Direitos Autorais: BUKKIO DENDO KYOKAI; A DOUTRINA DE BUDA – 17ª EDIÇÃO – SÃO PAULO, SP; 2014.

 

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