Considero oportuno o lançamento da edição comemorativa de 20 anos do lançamento do livro, já clássico, da professora budista Pema Chodron: Quando Tudo se Desfaz, Orientação para Tempos Difíceis. A autora é uma das mestras mais sagazes no empreendimento de aplicar a sabedoria milenar do budismo tibetano na reflexão sobre as dificuldades e crises típicas dos homens e mulheres de nosso tempo.
O livro coloca, com extrema intensidade, o tema de como lidamos com as situações de crise, nas quais tudo parece desabar, com compaixão e sabedoria. Ela mesma revela a importância do conceito budista de maitri, como sendo um dos fios condutores da narrativa da obra. Trata-se da capacidade de desenvolvermos bondade amorosa por nós mesmos e estende-la aos outros seres.
Nos momentos de crise torna-se necessário termos a capacidade de pararmos para olhar diretamente a confusão e as emoções intensas que nos perpassam. A autora nos oferece um guia sobre como podemos parar, relaxar e acolher diretamente as emoções e sentimentos mais difíceis de medo, ansiedade, desespero e raiva. Ao acolhermos nossas emoções, geramos compaixão por nós mesmos e nos tornamos capazes de transformar a energia dessas ações em claridade, lucidez e ação compassiva.
Aprendemos a relaxar e olhar para nossa confusão sem agir reativamente, e ao criarmos espaço entre nós e nossas emoções, conseguimos criar novos caminhos para lidarmos com os desafios que a vida nos apresenta.
Esse livro é um verdadeiro convite para despertarmos a coragem dentro de nossos corações e mentes, nos fortalecendo para superarmos a ignorância e a confusão, cultivando bondade amorosa e acolhimento diante de nossas emoções e das pessoas que nos rodeiam. No momento de crise em que passamos atualmente no Brasil, poder nos debruçar em aplicarmos esses ensinamentos é uma auspiciosa oportunidade. Alegria!
Texto de Lucas Machado dos Santos. Historiador, Doutor em História Social da Cultura pela PUC RIO e facilitador da rede do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), orientado pelo Lama Padma Samten.