Um ano novo se inicia e nesse clima de virada de ano sabemos que muitas pessoas aproveitam para pensar em como viveu a vida no ano que passou e planejar novos hábitos e rotinas para o ano que se inicia. Para o Budismo, a vida muda o tempo inteiro; a cada segundo que passa já não somos mais os mesmos, nada é exatamente como era e, nesse sentido, se conecta muito a esse sentimento que nos chega com as viradas de ano. Cada vez mais pessoas procuram as práticas de meditação como forma de melhorarem suas vidas, seus níveis de estresse e casos de doenças psicossociais. Existem muitos tipos de meditação, mesmo dentro das diferentes tradições budistas e, muitas vezes, pode ser difícil escolher entre todas para quem quer começar.
Aproveitando esse clima de início de ano, da atmosfera de mudança que envolve esse ritual, escrevemos essa edição para aquelas pessoas que estão curiosas e desejosas de começar ou se aprofundar em algum tipo de meditação no ano de 2022. Assim, apresentamos nesta edição um passo a passo de como fazer zazen, a meditação da tradição Zen Budista.
Desejamos um excelente ano, com votos de que a meditação seja possível a cada pessoa que desejar! Cada momento é novo e sempre é hora de começar novos bons hábitos.
Zazen – o que é?
Zazen significa, literalmente, Sentar Zen. Zen é uma palavra que vem do Sânscrito Dhyana ou Jhana e significa um estado meditativo profundo (COEN, s/d). De acordo com Genshô Sensei:
A palavra meditação, em português, não reflete bem. É melhor nós dizermos “fazer zazen”, porque quando você diz meditar, parece meditar “sobre” alguma coisa, porque o verbo é transitivo direto, e não é isso que nós fazemos, nós fazemos zazen. Zazen é sem objetivo. […] Zazen serve pra quê? Para nada. Se você quer obter alguma coisa com o zazen está errado. Isso já não é mais zazen. Agora, zazen serve pra tudo? Também serve para tudo, porque você poderia empregar a mente que você treina no zazen para tudo. Mas se você sentar em zazen, pensando “estou treinando para usar em tal atividade”, então não é mais zazen. É uma forma de treinamento mental. Porque tem uma ambição, um objetivo, uma mente aquisitiva, em que você pretende ser melhor que os outros, isso tudo perturba o zazen. Por isso, Shunryu Suzuki respondeu: “Zazen não serve pra nada” (GENSHO, 2014).
O zazen é a base da prática Zen budista. O objetivo do zazen é shikantaza ou “apenas sentar-se” como ensinou o Mestre Zen Dogen Zenji.
Preparando o ambiente
Para fazer zazen, procure um lugar calmo onde você possa sentar-se sem perturbações. Não deve ser nem muito escuro, nem muito claro, deve ser quente no inverno e fresco no verão. O local de sentar-se deve estar em ordem e limpo.
Se possível, deve haver um altar com uma imagem de Monjushri Bodisattva. Se não houver nenhuma disponível, qualquer imagem de Buda ou de um Bodisattva está bem. Também, se possível, faça uma oferta de flores e água no altar e acenda incenso. As flores ficam à esquerda da imagem de Buda ou do Bodisattva; a água fica em frente à imagem, alinhada ao nariz; o incenso fica à frente da água e a vela do lado direito da imagem.
Evite sentar se você não dormiu o suficiente, ou quando estiver fisicamente exausto. Antes de sentar-se, coma moderadamente e evite bebidas alcoólicas. Lave seu rosto e seus pés a fim de sentir-se renovado.
Evite roupas sujas ou peças de vestuário que sejam luxuosas ou caras. Também é aconselhável evitar roupas pesadas. Vista-se confortavelmente, mas não com descuido. Nos mosteiros Zen japoneses, não se usam meias no zendô (sala de prática do zazen). Opte por roupas de cores neutras e lisas, sem estampas, detalhes chamativos, decotes e que cubram ombros e joelhos.
Como fazer zazen?
Zafu é o nome da almofada que utilizamos para sentar-nos em zazen. Posicione um zabuton (espécie de tapete macio que fica entre o chão e o zafu) em frente a uma parede e coloque um zafu sobre ele. Sente-se, posicionando a base da coluna no centro do zafu, de forma que metade dele fique atrás de você. Depois de cruzar suas pernas, apoie com firmeza os dois joelhos sobre o zabuton.
Existem várias posições possíveis para sentar-se em zazen. Você deve escolher a que for mais confortável e estável para você e sua coluna. Não importa muito a maneira como estão as pernas, o importante mesmo é estar estável para não causar danos à coluna. É importante sentar-se mais na ponta do zafu. Apoie ambos os joelhos firmemente no zabuton, endireite a lombar, os glúteos devem ficar para trás, enquanto o quadril deve ficar para frente, e endireite sua coluna. Encaixe seu queixo para dentro e alongue seu pescoço como se fosse alcançar o teto. Suas orelhas devem estar alinhadas com os ombros, e seu nariz alinhado com seu umbigo. Depois de endireitar sua coluna, relaxe seus ombros, costas e abdômen sem mudar sua postura. Sente-se ereto, sem inclinar-se nem para a esquerda, nem direita, nem para frente ou para trás. Quando estamos sentados devemos ser como a montanha, firme. Mantenha a boca fechada, colocando sua língua contra o céu-da-boca logo atrás dos dentes, de forma relaxada. Não fazemos zazen de olhos fechados. Mantenha os olhos entreabertos; pousados a 45 graus. Sem focalizar nada em particular, deixe que todas as coisas ocupem seus lugares em seu campo de visão. Se seus olhos estiverem fechados, você facilmente cairá em sonolência ou será levado pela imaginação.
Se não tiver um zafu e zabuton, não há problema, pode praticar em uma cadeira. Procure uma cadeira sem encosto de braços e sente na ponta, sem encostar-se, de forma que seus joelhos fiquem mais baixos que o quadril mantendo a coluna ereta.
Em qualquer posição adotada, no zafu ou na cadeira, posicione sua mão direita, com a palma voltada para cima, sobre seu pé esquerdo (caso esteja em posição de lotus completa), e sua mão esquerda, também com a palma voltada para cima, sobre a palma da mão direita. As pontas dos polegares tocam-se levemente, sem rigidez, como se uma folha de papel pudesse passar entre elas. Essa posição de mãos chama-se hokkai-join (Mudra Cósmico). Posicione as pontas de seus polegares em frente ao seu umbigo, e seus braços levemente afastados do corpo.
Durante o zazen, respire silenciosamente pelas narinas. Não tente controlar a respiração. Deixe-a ir e vir tão naturalmente a ponto de você se esquecer que está respirando. Deixe que as respirações longas sejam longas, e que as curtas sejam curtas. Não faça barulho, evitando uma respiração pesada.
Durante o zazen, não se concentre em nenhum objeto em particular, nem tente controlar seus pensamentos. Quando você mantém uma postura correta e sua respiração se acalma, sua mente ficará tranquila de forma natural. Quando muitos pensamentos surgirem, não fique preso, nem lute com eles; não os siga, nem tente escapar deles, apenas deixe-os existir, permitindo que surjam e desapareçam livremente. No zazen, somos como montanhas – firmes e eretas – e os pensamentos são como nuvens que passam pelo céu. A montanha não se move, apenas deixa que as nuvens passem. O essencial ao praticar zazen é despertar (kakusoku) da distração e do entorpecimento e voltar para o presente momento a momento, quantas vezes forem necessárias.
Criando uma rotina de prática
Uma questão muito importante é criar uma rotina de prática, fazer com que o zazen se torne tão natural em sua vida quanto tomar banho, escovar os dentes ou fazer xixi. O início, como em tudo na vida, será mais difícil, porém se insistirmos, acabamos conseguindo incorporar o zazen à nossa vida.
Para criar uma rotina de prática comece estipulando um horário fixo de seu dia, que seja mais tranquilo para você, para fazer zazen diariamente. Determine também o tempo que ficará sentado em meditação. Recomenda-se o horário da manhã, assim que acordamos, antes de qualquer outra coisa, exatamente por nossa mente estar com menos estímulo. No entanto, se só puder no horário de almoço, meio da manhã, final da tarde ou pela noite, não há problema, pois o importante é praticar. Indica-se também que o zazen dure 40 minutos, mas se só conseguir começar com 30 ou 20 minutos tudo bem; o fundamental é cumprir o horário estipulado e não se levantar antes disso.
É normal que a mente fique muito inquieta, sentir coceiras e, também algumas dores e dormências. Se deixarmos, os pensamentos e coceiras acabarão indo embora. Tente, ao máximo, ficar imóvel na postura escolhida, mas se a dor for muito grande ou tiver dormência, mude lentamente de posição.
Se você se interessou por essa prática, comece hoje mesmo e busque centros zen budistas do Brasil e mundo para instruções mais detalhadas e práticas com a sangha (comunidade), um dos três tesouros do Budismo.
Texto de Nathália Fusô e Daniel Angyô. Praticantes na Daissen Ji. Escola Soto Zen.